Sinais Sociais

O que são Sinais Sociais?

Os sinais sociais são ações que acontecem nas redes sociais que fornecem informações sobre interações, emoções, relacionamentos e comportamentos dos usuários.

Este termo é usado desde o grande sucesso que redes sociais como Facebook, Twitter obtiveram e também para outras redes sociais como Pinterest ou Tumblr. Elementos como comentários ou curtidas fazem parte desses sinais sociais.

No que diz respeito ao SEO, esses sinais sociais abrangem atividades como Backlinks (por exemplo, compartilhamento de um site no Facebook). A análise desses sinais ajuda a entender e classificar os comportamentos de clientes em potencial.

Sinais sociais e posicionamento

Existem muitos estudos que analisam o impacto que as redes sociais geram no posicionamento de um site. Como resultado, concluiu-se que muitos sites que apareceram nos primeiros resultados da pesquisa tinham, de fato, uma forte posição nas redes sociais. No entanto, não há evidências para provar que elas realmente afetam o posicionamento do site nos mecanismos de pesquisa ou não.

Relatórios do Google

Até o Google tem que lidar com questões relacionadas às redes sociais e o efeito desses sinais no posicionamento dos sites. Em uma entrevista do SMX Advanced por Matt Cutts, é relatado que os links tradicionais têm um peso muito maior do que os das redes sociais.

Ele também disse que o Google não é capaz de indexar um banco de dados tão grande quanto, por exemplo, o Facebook. No entanto, ele anunciou que o impacto dos sinais sociais pode mudar no futuro…

Há Importância para SEO

Tudo aponta para sim. Desde o início, as redes sociais têm sido um canal muito importante para a conexão entre empresas e clientes, principalmente porque esses canais têm o que há anos os comerciantes queriam: contato direto e em tempo real com clientes e potenciais clientes.

Os sinais sociais podem acontecer a partir dos links do site, ou seja, devemos compartilhar ou receber compartilhamento de visitantes e a partir daí, obter curtidas, comentários, re-compartilhamento da publicação, etc… Ou seja, os sinais sociais são as ações que acontecem com o compartilhamento do nosso link.

Exemplo:

Observe a linha de compartilhar abaixo, ao clicar em um dos ícones de rede social, você irá compartilhar o link deste artigo, e é a partir do seu compartilhamento que dá inicio de uma das formas de start de sinal social.

Por conclusão: São as ações que acontecem em um post realizado na rede social, seja ele lincando um site ou não, e é claro que se lincar um site, esse se beneficia dos pontos em sua Estratégia de SEO.

Rolar para o topo