Como fazer seo no wordpress

Como fazer SEO no WordPress

Quando falamos em fazer SEO no WordPress o mais normal é falar em otimização de imagens, melhoria dos tempos de carregamento, uso de plugins de cache ou complementos especializados em posicionamento na web… e qualquer ferramenta que nos dê esse impulso extra.

Uma coisa é clara: se queremos aumentar o tráfego orgânico para o nosso site, precisamos trabalhar no posicionamento de SEO para as páginas do nosso site.

Você sabe como fazer SEO no WordPress?

Se você ainda está iniciando esse posicionamento de SEO ou ainda não entende muito bem o WordPress, este artigo pode ajudá-lo. Além disso, deixe-me dizer-lhe que o fato de você ter escolhido o WordPress como CMS para o seu site já é um ponto a seu favor: é amigável ao SEO e, o fato de ser o gerenciador de conteúdo mais usado, gera milhares de recursos e informações disponíveis para melhorar sua posição no ranking do Google.

Vamos lá!

6 dicas para fazer SEO no WordPress

Instale um bom plugin de SEO para WordPress

O uso de um plugin de SEO ajudará você a otimizar seu conteúdo com base nas palavras-chave ou nas palavras-chave que você escolher. Eu recomendo usar o Yoast SEO (free ou premium), é um dos plugins mais conhecidos e mais usados ​​do repositório oficial do WordPress.Através de uma verificação de conteúdo, o Yoast fornece recomendações e sugestões para melhorar a qualidade do seu conteúdo. Além disso, facilita a adição de títulos, slugs personalizados ou meta descrições em suas páginas ou postagens do blog.

Pesquise por palavras-chave relevantes

A pesquisa por palavras-chave é um dos exercícios mais importantes ao definir sua estratégia de marketing de conteúdo.Exercite respostas para as seguintes perguntas : O que seus clientes em potencial estão procurando? Como você quer se posicionar? Por que palavras-chave você deseja que apareça? E porque não? Determine quais palavras-chave representam uma oportunidade e crie conteúdo relacionado utilizando essas palavras.

Deixo algumas dicas para um texto potencial.

Deve possuir 1500 ou mais palavras (atenção que o yoast irá assumir como aceitável a partir das 300);

Usar as repetições de suas palavras-chave, exemplo: Se utilizar 1500 palavras-chave, 1% será 15 repetições que para ser eficaz, você precisa utilizar de forma moderada com o objetivo de não agredir a quem for ler o seu texto;Existem muitas ferramentas pagas que facilitam essa pesquisa para você, mas se você ainda acha que não é hora de investir em uma, você pode se ajudar com as versões gratuitas disponíveis, busque no google por: ferramentas de palavras-chave.

Configure permalinks no WordPres

Por padrão, você verá que o WordPress escolhe uma estrutura simples ao criar seus URLs, muito hostis no nível de SEO. Esses URLs são do tipo: www.tudomino.com?p=123

A vantagem do WordPress é que ele permite que você personalize esses URLs na seção “Configurações” – “Links permanentes”. Aqui você pode escolher um tipo de link que ofereça mais informações, tanto para o usuário quanto para o Google.

Embora você possa personalizar os links permanentes com os valores desejados, o mais comum é escolher um URL desse tipo: http://www.yourdomain.com/page-name/title-post-post ou http://www.yourdomain.com/title-post-post

Não se esqueça de otimizar as imagens

Otimize imagens para fazer SEO no WordPress

Muitas vezes, não damos a importância que realmente tem, mas as imagens podem ser os principais culpados para que uma página da Web seja muito mais lenta do que deveria. E você sabe o que isso significa, certo? Um site com tempos de carregamento pouco otimizados gera uma experiência ruim para o usuário e o Google a penaliza diminuindo sua posição nas páginas de resultados.

Então, se você está se perguntando como fazer SEO no WordPress agora, lembre-se de que as imagens são um ponto-chave.

Existem muitos plugins para otimizar imagens no WordPress, por exemplo, EWWW Image Optimizer ou Imagify, mas além do tamanho, você também deve considerar:

Nome do arquivo: é importante que você salve suas imagens com nomes descritivos e forneça informações ao Google.

Tag de título e Alt: quando o Google indexa o conteúdo de suas imagens, é importante que todos tenham as tags Alt e Title. E se você puder incluir nelas qualquer uma das palavras-chave que deseja posicionar, muito melhor.

Melhore o carregamento das suas páginas

Algo óbvio para muitos, mas desconhecido para muitos outros. Os tempos de carregamento do seu site desempenham um papel fundamental na posição que você ocupa no Google.

Porque? A explicação é fácil. Se o seu site demorar muito para carregar, a experiência do usuário que você oferece às suas visitas não é boa, as estatísticas do site (taxa de rejeição, tempo médio da sessão) caem e o Google o penaliza, diminuindo as posições do site na classificação.

Embora muitos dos aspectos já vistos neste artigo o ajudem com a velocidade e o tempo de carregamento do WordPress, você também deve considerar o seguinte:

Use um plano de hospedagem otimizado para WordPress. Se você estiver em um bom plano de hospedagem otimizado para WordPress, poderá se concentrar totalmente em seu trabalho e deixar as tarefas de administração ou configuração da plataforma nas mãos de especialistas. Além disso, esses planos já estão otimizados para este CMS, portanto você notará um bônus de desempenho se compará-los com qualquer outro plano de hospedagem na web.

Você não tem um plugin de cache? Embora não seja essencial para todos os sites, é recomendável usar um plug-in de cache, como o WP Super Cache ou o W3 Total Cache, para entregar o conteúdo muito mais rapidamente às suas visitas.

Aproveite as plataformas de terceiros para hospedar conteúdo multimídia. Você deve ter um cuidado especial ao incluir vídeos ou arquivos de áudio em seu site, pois eles podem diminuir bastante a velocidade. Se você usa esses tipos de arquivos regularmente, recomendo que você os hospede em plataformas especializadas, como YouTube, Vimeo, SlideShare ou Spreaker. Dessa forma, o conteúdo será hospedado em uma plataforma externa e não afetará o desempenho da sua página.

Obtenha um tema otimizado para SEO

Quando falamos sobre SEO para WordPress, nem tudo acontece.

Se você estiver procurando por um tema para o seu site ou quiser alterar o que já possui, escolha um que seja amigável ao SEO. Esses tipos de temas são desenvolvidos e projetados levando em consideração os fatores de classificação dos mecanismos de pesquisa, como Google, Yahoo! ou Bing

O Google está ciente disso e mudou a maneira como indexa as páginas. Agora deixe de lado as versões para desktop e priorize telas pequenas, ou seja, os robôs farão seu trabalho da perspectiva de um usuário móvel.


Uma ferramenta extra para SEO, por que não?

Pensando em On Page, usabilidade e velocidade, recomendo ferramentas como

https://www.calculoseo.com/

No site Cálculo Seo é grátis analisar sua página inicial e como você critica as páginas internas, apenas 30% a 40% dos críticos de nossa casa, teremos mais metáforas feitas.

https://gtmetrix.com/

Ferramenta de teste de velocidade

Uma página da web consiste em diferentes ativos, como HTML, JavaScript, CSS e imagens. Cada uma delas gera solicitações para representar o que você vê no seu site. Normalmente, quanto mais solicitações houver, mais lento será o carregamento do seu site. Isso nem sempre é o caso, mas é verdade, na maioria das vezes.

https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/

Deixo uma dica importante e muito valiosa, identifique seus concorrentes e realize comparações no Cálculo SEO, GTmetrix e Google Speed.

Para finalizar, aproveito para deixar registrado analises para minha página, que foram realizadas nas ferramentas que cito acima, confira:

https://www.calculoseo.com/domain/hugocalixto.com 84 pontos de on page

https://gtmetrix.com/reports/hugocalixto.com/qzvPcoeZ 99% e 91%

https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/?hl=es&url=hugocalixto.com&tab=desktop 84 e 75 (algumas vezes, modifica para + ou – )

Como podemos ver, é comum que de uma ferramenta para outra exista variação, por isso, é importante verificar ambas e de maneira continua ir realizando suas melhorias na página/código fonte. E sobre servidor de hospedagem, quero deixar a dica dos meus planos, são 100% otimizados para WordPress e você poderá contar com meu auxilio e suporte para deixar sua hospedagem em nível de excelência, confira: https://hugocalixto.com/servicos/hosting/

Rolar para o topo